A moda e o Esporte

A conexão entre esportes e moda é intrigante, diz A. Yaamini.

De relance, muitos podem acreditar que as quadras esportivas estão longe da rampa. A realidade mostra que esportes e jogos que começaram como um evento social ou recreacional tiveram um efeito influente na moda.

O vestido usado por homens e mulheres durante esses eventos estava ligado ao seu status social e valores tradicionais. Como o esporte se tornou popular e acessível para a maioria das pessoas pertencentes a vários segmentos sociais e estratos, a moda associada ao esporte também evoluiu.

Moda no tênis
O tênis está associado à aristocracia britânica e gradualmente se espalhou para vários outros países com ocupação britânica. Então, foi mais longe. Atualmente, há quatro campeonatos do Grand Prix realizados para o tênis: Wimbledon, Aberto dos EUA, Aberto da França e Aberto da Austrália. Vestuário, tanto fora quanto dentro de quadra, nos vários torneios sempre atraiu a atenção dos fãs do jogo de um lado e fashionistas do outro.

Branco para Wimbledon
O muito britânico Wimbledon é considerado o torneio de tênis de maior prestígio. É o único torneio de tênis que emprega o estrito código de vestimenta todo branco, enquanto todos os outros torneios relaxaram em grande parte. Existem algumas razões para a preferência pelo branco.
●        Wimbledon é um evento de verão e o branco é considerado apto para os verões.
● O        tênis começou como um jogo de lazer para a realeza britânica e homens do exército em reuniões sociais. A atividade atlética do jogo levou ao suor que alterou a aparência de roupas coloridas. Isso foi considerado inapropriado, portanto, o branco era o preferido FotoGrafia: Fotógrafo de casamento RJ.

Wimbledon afirma manter essa tradição com regras rígidas de vestuário, roupas interiores, calçados e acessórios.

Na Inglaterra e na França, as mulheres começaram a jogar tênis em reuniões e eventos sociais. Mais tarde, o jogo de lazer evoluiu para um jogo de campeonato, primeiro para homens e depois para mulheres.

É interessante notar as mudanças no vestuário de tênis feminino e os vários fatores sociais, culturais e políticos que influenciaram esse processo de evolução. As Guerras Mundiais, filmes, celebridades, movimentos artísticos, mudança de atitudes e fatores econômicos tiveram uma parcela justa de contribuição para as mudanças.

Nos primeiros anos do campeonato de Wimbledon, uma mulher usava uma saia longa na altura do tornozelo com uma camisa de manga comprida e gravata. Esta tradição foi seguida por todos os jogadores ingleses. O traje era formal e atendeu aos padrões da tradição inglesa.

Comentários

Postagens mais visitadas